Pesquisa encomendada pela OIT revela que o ingresso de adolescente no tráfico de drogas é cada vez mais precoce, a parti dos 13 anos.Indica, também, que esse adolescentes, em sua maioria, casam-se bem mais cedo que os jovens de sua idade, moram com cônjuge ou amigos e acreditam em Deus.
Entre os motivos que os levam a ingressar no tráfico estão a busca de dinheiro, de prestígio, de poder e adrenalina.As razões para a permanência são as amizades fundamentais construídas dentro do tráfico e o fato de estarem visados por grupos rivais e pela polícia.
A maioria fuma maconha, mas não usa outras drogas. Os adolescentes dizem que precisam ficar lúcidos para trabalhar com atenção por cerca de 40 horas semanais, não podendo perder o controle. Também chama atenção o salário que recebem por suas funções. Ochamado olheiro, por exemplo, que cuida da movimentação no morro, trabalha entre 40 e 72 horas semanais e recebe entre 600 e 1000 reais.
No entendimento do Ministério Público do Trabalho, a solução para retirada dos adolescentes de atividades, como o tráfico de drogas, passa pela aducação e pelo apoio á família, mas é preciso reletir qual educação é essa. Também se faz necessário discutir estratégias de como enfrentar a questão, que está imersa no crime organizado.
Apesar do MPT ainda estar iniciado o enfrentanento desse tipo de trabalho infantil, há casos registrados, como o de Pernambuco, onde foram encotradas plantações de maconha irrigadas, com envolvimento de adolescentes e "jagunços" de vigia.
terça-feira, 11 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário